terça-feira, julho 31, 2012

Encontro entre Pais e Mestres 
Segmentos: Educação Infantil ao Ensino Médio


Foi realizado nesta Quinta-Feira - 26/07/12 no Colégio Nossa Senhora da Conceição encontro entre Pais e Mestres  abrangendo todos os segmentos  de ensino, abordando a seguinte pauta:

Mensagem - O PARAFUSO – Um conto tecnológico 

Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente pelo tempo utilizado para realizá-la…
Um bom exemplo é o caso do técnico em informática que foi chamado a consertar um computador gigantesco e extremadamente complexo… um computador que valia 12 milhões de dólares.
Sentado frente ao monitor, apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo a si mesmo e desligou o aparelho.
Tirou de seu bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia a um minúsculo parafuso.
A seguir, religou o computador e verificou o seu perfeito funcionamento.
O presidente da companhia mostrou-se encantado e se dispos a pagar a conta imediatamente.
“Quanto é que lhe devo? “- peguntou.
“São mil dólares pelo serviço efetuado.”
-Mil dólares? Mil dólares por uns momentos de trabalho? Mil dólares por apertar um simples parafusinho? Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares, mas mil dólares é uma quantidade brutal!
“Efetuarei seu pagamento desde que me envie uma fatura detalhada que justifique a sua cobrança”.
O técnico confirmou com a cabeça o pedido e se foi.
Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura, a leu com cuidado, balançou a cabeça resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar. A fatura dizia:
Detalhe dos serviços prestados
Apertar um parafuso……….. …. …. …. …. … 1 dólar
Saber qual parafuso apertar………….. ….. 999 dólares

Reflexão: Compromisso e trabalho em equipe

1. Acompanhar a vida escolar dos seus filhos;
1.1. Como participar da vida escolar dos seus filhos;
1.3. Como os pais pode ajudar a escola em casa;

Entrega de Atividades e boletins referente ao 2º bimestre


- Fala Pai
- Sugestões
Agradecemos a presença de todos os pais presentes.
Atenciosamente
Aldeci Bezerra Júnior
Aldiceli Maria de Lima

" O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente".
Nóvoa

segunda-feira, julho 30, 2012


Apodi e sua história, o despertar dos problemas ambientais.

Temos aproximadamente 37 mil habitantes, em cerca de 178 anos de Emancipação Política. E o processo degradativo do meio ambiente tem sido proporcional à sua evolução. O início da influência do homem sobre o meio ambiente em nosso município pode ser notada a partir da chegada dos irmãos nogueira. Antes o território do Apodi era habitado apenas pelos índios Tapuios Paiacus, que sobreviviam basicamente dos recursos naturais. Os Paiacus foram expulsos  do território, e a exploração dos recursos naturais  trouxe como conseqüência a poluição dos mesmos.
Essa intensa atividade sobre a natureza já levou várias espécies da fauna e da flora da caatinga à extinção, causando significativas alterações ao ecossistema supracitado.
O maior desafio de hoje é conscientizar a população dos problemas ambientais. Transformar ações a fim de diminuir tais impactos para melhorar a qualidade de vida em nosso município.
Com a finalidade de explorar os problemas ambientais em nosso município foi realizada uma trilha , com os alunos do 9º ano, cujo percurso escolhido foi as margens da Lagoa.
Veja abaixo os textos produzidos pelos alunos, nos quais evidenciam todos os problemas em questão.



Belezas não exploradas da lagoa de Apodi




O Brasil é repleto de belezas inexploradas, algumas delas tão belas que fica difícil de acreditar que ainda existem, principalmente num mundo globalizado e urbanizado como o que vivemos atualmente. Nossa cidade (Apodi) não fica por fora dessas belezas, algumas são intrigantes como o Lajedo de soledade, um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil que recebe milhares de visitantes anualmente. O lajedo é um representante visível de beleza natural conservada, porém uma porcentagem considerável da população não o conhece ou não o explora e isso é impactante na economia da cidade e do estado como um todo, ja que as fontes de lucro são para melhoria de ambos.
Nossa cidade é a única do mundo em que se toma banho com água cristalina, e é a cidade com o segundo solo mais fértil do mundo, e sofre com problemas de poluição que degradam parte de nossas belezas naturais. Um exemplo típico disso é a Lagoa do Apodi, que tem uma área extensiva consideravelmente grande. porém, muito poluída. Se algo é ruim não atrai pessoas, se não atrai pessoas não existe turismo, se não existe turismo a economia cai. É um efeito dominó.
A lagoa que bem poderia receber anualmente milhares de visitantes como o Lajedo, acaba se reprimindo apenas ao laser da população. O "Calçadão da lagoa" foi uma estratégia de se conseguir turistas na cidade, uma estratégia frustrada, afinal, quem é que sai de sua casa pra ver uma lagoa suja? Sem contar que aquela área é repleta de bares, que só contribuem para a poluição do local.
Com a despoluição da lagoa, várias fontes de renda surgiriam na cidade. Turismo, laser, aumentaria com certeza as atividades pesqueiras gerando mais lucro pra população.

Componentes:
• Maria Luíza Barbosa do Vale
•Ingryd Thuane Câmara Targino
•Pedro Samuel Albuquerque Dantas
•Lucas Emanuel Torres Pinto Soares
•Antonio Jadson
•Ellyna Marina Torres do Rosário
•Marcelo Vinicius



Os índios que habitavam nas margens da lagoa do Apodi

    Um dos primeiros desbravadores da Região Oeste do Rio Grande do Norte foi Manoel Nogueira Ferreira, que veio numa expedição oriunda da Paraíba, chegando no local em 1680. Foi desafiando obstáculos, como longas caminhadas pelas matas catingueiras, índios bravos, doenças infecciosas e animais selvagens, que o colonizador, com apenas 25 anos, chegou às margens da Lagoa Itaú, mais tarde chamada Lagoa de Apodi.
     Alguns historiadores afirmam que o guerreiro Paiacu tinha estatura alta, enquanto as mulheres eram de estatura baixa, gordas e de boa aparência. Os homens eram fortes, robustos, possuidores de muita força e tinham cabelos pretos. Os Paiacus andavam inteiramente nus. Os homens colocavam um cendal (tecido fino e transparente) nas partes genitais e as mulheres usavam um avental confeccionado de folhas. Usavam sandálias feitas da casca de uma arvore que chamavam de caraguá e pintavam seus corpos com tinta de jenipapo e urucu. Tinham como alimentos uns frutinhos de nome pampas, que também eram utilizados como plantas medicinais e o peixe.
    Dessa forma, a cidade de Apodi foi descoberta e iniciou-se a economia agrícola, pastoril e foram abertas as vias de comunicação. Eram os primeiros passos de sua ocupação. Nesse tempo, foi implantada a Aldeia dos índios de Apodi, sendo os padres jesuítas João Guincel e Felipe Bourel os primeiros missionários a chegar à região em 1700. A Missão do Apodi foi extinta em 1761 e os índios transferidos para a sede do município de Portalegre.
Componentes:
Davison Michael....................Nº 04
Isabelle Lorena......................Nº 04
Kelidja Eduarda.....................Nº 10
Moisés Barbosa....................Nº 17
Samantha Kallydia................Nº 21


Tapuias Paiacus - exemplo de preservação

       A Lagoa do Apodi antigamente era habitada pelos índios Tapuias Paiacus,cujo de principio deram o nome de ‘’Lagoa do Itaú’’ , que tem o significado , em sua língua de ‘’Pedra Preta’’.Segundo uma antiga lenda esse nome foi dado porque existia um valente guerreiro chefe da tribo, que se chamava Itaú.Hoje se encontra poluída, imprópria para o consumo diário. Isso se deve ao fato da urbanização da cidade, pois eles criavam chiqueiros , e criavam bois nas margens da lagoa.Foi a maior responsável pela Colonização da cidade, por esse motivo existem casas apontadas para o sul , onde se encontra a lagoa. Quando cheia chega a 20 milhões de metros cúbicos. Sua largura é de 2 km aproximadamente, enquanto seu comprimento é estimado em 15 km.
         
        Os Tapuias Paiacus foram os primeiros habitantes vindos do estado do Ceará , e foram os nativos da cidade de Apodi, onde construíram suas moradias , perto da Lagoa, para maior facilidade de suas práticas de agricultura e pesca.Eles retiravam da natureza: milho, mel , mandioca e , com as praticas de agricultura se alimentavam de animais de grande porte , alem de cobras e lagartos.Más diferente dos dias de hoje, eles tiravam da natureza só o que bastava para o sustento de sua tribo,com isso não agrediam o solo, a mata nativa , e ate mesmo a lagoa.Porém a Lagoa do Apodi, passou a ser poluída no decorrer da colonização da cidade.A população passou a utilizar os recursos que a lagoa fornecia de forma desnecessária, começando pelo desmatamento de sua mata ciliar que provocou vários outros danos, o mais evidente deles é o assoreamento que fez com que a lagoa perdesse 3km de extensão.



Mudanças: o ontem e o hoje às margens da Lagoa de Apodi

Beatriz Farias da Costa, 05
Clara Beatriz de Souza Pamplona, 06
Érika Beatriz Maia Oliveira Souza, 08
Karen Roseane Oliveira Penha, 13
Lígia Pablícia Lopes Dantas, 14
Suzyanne Jannine Gurgel da Costa, 22


Vegetação






A Carnaúba é uma vegetação nativa desta região, muito importante para a sobrevivência da população, principalmente na época dos Tapuias Paiacus e, por isso, foi nomeada de ''Árvore da Vida''. Hoje está escassa, devido ao desmatamento contínuo, mas ainda é perceptível. Todas as suas partes são utilizadas: a palha é utilizada para artesanato, o tronco para construções civis e seu fruto é usado pra fazer cera, sabão e produtos de beleza.

Palmas e cactos são os principais componentes da vegetação xerófita existentes às margens da lagoa. Eles eram utilizados nos anos de pouca chuva como fonte de alimentos para os animais e para a população. Atualmente, ele não é usado para o consumo.

Localidade, extensão e profundidade

A Lagoa de Apodi nasce em uma comunidade rural próxima ao Sítio Melancias e termina nas proximidades do município de Pau dos Ferros. Há anos atrás, a sua extensão era de 18 km, mas atualmente, é somente de 15 km. Também há a diferença entre a profundidade, porque antigamente era 30 m e agora, 10 m. Todas essas mudanças foram devido às ações humanas.

O uso da água



Antes da poluição, a água da lagoa era consumida para beber, devido ser quase doce, e cozinhar. Hoje em dia, por causa da poluição, se consumida, é prejudicial à saúde. Por possuir criadores de gado nas suas proximidades, a sua água passou a ser utilizada como bebedouro para animais.

Muitos agricultores utilizam as águas da lagoa para irrigar as plantações.
Essas são espécie de tocas, onde habitavam animais, tais como: veado, capivara, jaguatirica, onça parda e entre outros.

Poluição 




Com tantas poluições urbanas, as margens da lagoa possuem uma espécie de espuma chamada de chorume, é tóxico e nele estão contidas muitas impurezas.
                
Erosão


Devido ao desmatamento e ao pisoteio de animais, os solos próximos a lagoa sofreram processo erosivo.
Carapaça de cágado, espécie existente na fauna da região
Estreito: águas limpas próprias para o banho
Diferenças perceptíveis: o ontem e o hoje, respectivamente.

quarta-feira, julho 11, 2012

ESCOLA OFERECERÁ CAPACITAÇÃO A FUNCIONÁRIOS

O Colégio Nossa Senhora da Conceição oferecerá a todos o seus funcionários Capacitação  com os temas: “ DESENVOLVENDO VALORES ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS DAS PESSOAS” - “O PROCESSOO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVOS CENÁRIOS” com uma carga horária de 20 horas, que será realizado no período de 12 a 14 de Julho do corrente ano conforme a programação abaixo:
Dia 12/07 – Das 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.
Dia 13/07 – Das 07:30  às 11:30
Dia 14/07 – Das 07:30 às 11:30.
Ministrantes: Prof. MSc Gustavo Henrique Barrêto de Sousa
                     Prof. MSc Márcia Betania de Oliveira    

PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL DE ARTES DO CNSC 2015 - FEART

1ª NOITE- SEGUNDA-FEIRA 28/09/2015 Maternal A- Os três porquinhos (Luiza e Priscila) Maternal B- Chapeuzinho vermelho (Iris) 1º a...