terça-feira, junho 16, 2009

A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS


Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.
O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia.

E seguindo essas tradições aconteceu neste dia 13/06/09 no Colégio Nossa Senhora da Conceição o XVI ARRAIÁ DO CNSC, com apresentações de danças, quadrilha estilizada, jogos, comidas típicas e muito forró. Foi uma grande festa e teve a participação maciça da comunidade escolar, como também do público em geral. O XVI ARRAIÁ superou todas as expectativas da Equipe Organizadora, tornando-se assim o maior de todos os arraiás já realizados por esta escola. A animação ficou por conta do STILO MUSICAL que madou o seu recado e agradou a todos.
A Direção do CNSC agradece a todos os pais, alunos e comunidade em geral que colaboraram direta ou indiretamente para a realização desse evento.
VEJA ABAIXO AS FOTOS DO XVI ARRAIÁ - 2009

APRESENTAÇÃO DE PAIS E FILHOS OU RESPONSÁVEIS - MATERNAL E MATERNALZINHO

Aldeci Jr. e seu filho Daniel
Ailton e seu filho Paulo Guilherme
Ana Amélia e sua filha Anne Karolynne
Clédson Lima e seu filho Pedro Víctor
Elder Morais e seu filho Éderson Felipe
Antonio Sales e seu filho Filipe
Kleiber e seu filho Pedro Gabriel
Jocélio e seu filho Igor Emanuel
Pedro Bandeira e sua filha Ana Luiza
Rocilda e sua sobrinha Mariana

Poliana e sua filha Ana Clara

Professora Janete e seu aluno Paulo dos Santos

Marcos Ferreira e seu irmão Marçal

Luiz Jr. e seu irmão

Alunos(as) do Ensino Fundamental
























QUADRILHA ESTILIZADA DOS ALUNOS DO ENS. MÉDIO SOB A ORIENTAÇÃO DE MARCOS E FERNANDO







































PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL DE ARTES DO CNSC 2015 - FEART

1ª NOITE- SEGUNDA-FEIRA 28/09/2015 Maternal A- Os três porquinhos (Luiza e Priscila) Maternal B- Chapeuzinho vermelho (Iris) 1º a...