segunda-feira, fevereiro 08, 2010

O início das aulas


Ideias para ajudar os seus filhos a entrar no novo ano letivo “com o pé direito”

Muitos anos da sua vida foram passados na escola. A estudar, a fazer exames, testes, provas de admissão para a faculdade e, sobretudo a aprender com os professores.

Mas não pense que se livra facilmente da vida escolar. Se já não os tiver, um dia que tenha filhos, vai voltar a sentir na pele (através dos seus filhos, claro) uma espécie de reinicio da vida escolar.
Afinal, não só está a criá-los como pessoas mas também como estudantes.

As aulas estão quase a começar, por isso reunimos um conjunto de ideias para ajudar os seus filhos a entrar no novo ano letivo.

1. Acorde-o mais cedo
Se o seu filho tiver como desporto preferido dormir durante grande parte da manhã, comece a acordá-lo mais cedo uma ou duas semanas antes das aulas começarem para a criança se habituar ao ritmo que o espera.

2. Ajude-o a organizar-se
Ensine o seu filho a organizar tudo na noite anterior. Ou seja, a preparar a mala dos livros e canetas, bem como a roupa que vai vestir. Com isto evitará com que volte atrás porque se esqueceu do caderno ou que perca tempo, de manhã, à procura do livro de português. Se o seu filho for muito desorganizado, lembre-se que muitos desorganizados entendem-se muito bem na própria desorganização, pelo que não o force a ter posturas que o prejudiquem.

3. O melhor da escola
Muitas crianças ficam angustiadas com o regresso à escola. Deste modo, lembre-lhe as coisas boas. Diga-lhe que vai voltar a ver os colegas. Pode também deixar que ele escolha os cadernos e as canetas.

4. Tempo para tudo
Habitue-o a organizar o tempo, por forma a conseguir estudar, ver televisão, estar com os amigos, ler... Explique-lhe que não pode chegar a casa e enfiar-se no quarto a jogar no computador e deixar de fazer os trabalhos de casa por fazer. E, acima de tudo, defina um local específico para ele estudar.

5. Trabalhos para casa, esses famosos trabalhos escolares
Para muitas crianças, os trabalhos escolares são uma verdadeira “odisseia”. Por vezes, adiam ao máximo e muitos acabam por não os fazer... Não tem problema em ajudar o seu filho a fazer os trabalhos de casa, desde que não lhe faça a “papinha” toda.

Fonte: http://mulher.sapo.pt/articles/actualidade/carreira/744048.html

PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL DE ARTES DO CNSC 2015 - FEART

1ª NOITE- SEGUNDA-FEIRA 28/09/2015 Maternal A- Os três porquinhos (Luiza e Priscila) Maternal B- Chapeuzinho vermelho (Iris) 1º a...