quarta-feira, setembro 12, 2007

DESFILE SETE DE SETEMBRO

O SETE DE SETEMBRO

Em 2 de setembro, as novas ordens vindas de Lisboa chegaram ao Rio de Janeiro. D. Pedro estava em São Paulo, com o objetivo de resolver disputas pelo controle da Junta provincial paulista. A princesa D. Leopoldina e o ministério de José Bonifácio, tomando conhecimento das últimas notícias vindas de Portugal, resolveram enviar as ordens das Cortes, juntamente com cartas da princesa, dos ministros e de sir Chamberlain, representante inglês no Rio de Janeiro. O correio alcançou D. Pedro, no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga. Ao receber os decretos e a correspondência, proclamou a Independência, retirando de seu chapéu as fitas com as cores vermelha e azul das Cortes portuguesas. Formalizava-se a separação entre Brasil e Portugal.
Na visão da historiografia romântica do século XIX o dia sete de setembro foi escolhido para marcar o momento de nossa emancipação política, apesar da Independência ter se concretizado, na realidade, em agosto, com os manifestos de Gonçalves Ledo e José Bonifácio, e com o decreto de D. Pedro declarando inimigas as tropas portuguesas que aqui desembarcassem. A concepção da historiografia romântico - oficial pode ser observada no quadro do pintor Pedro Américo, que retrata o sete de setembro sob uma visão heróica. Nele, D. Pedro, no alto da colina do Ipiranga, envergando uniforme de gala e montando em um belo cavalo, acompanhado de seus dragões erguia a espada e gritava solene: "independência ou morte". A cena, que passou para a História como a imagem oficial e marco simbólico da nossa Independência, não reflete o que ocorreu de fato.

Este fato - a separação do Brasil de Portugal - ficou sendo comemorado no dia sete de setembro (Dia da Pátria) através de desfiles e passeatas, por entidades e escolas, perdurando até os dias atuais.





O Colégio Nossa Senhora da Conceição, sediado á rua Ingá, 072, Conjunto Pody dos Encantos na cidade de Apodi-RN, pertencente a Rede particular de Ensino e fundado no ano de 1991, participou do tradicional desfile de Sete de Setembro, juntamente com várias outras escolas, trazendo às ruas de nossa cidade o tema Efeito estufa.

(Banda de Música Antônia de Pádua Leite)

Tratou-se de um desfile temático onde cada escola ou entidade participante pode defender um subtema relacionado com as questões ambientais do nosso planeta.





(Danielle Dangela - Porta bandeira CNSC)


Como cidadãos do mundo sabemos a importância de discutir as questões pertinente ao efeito estufa, pois esse é um processo que ocorre quando uma parcela dos raios infravermelhos refletidos pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.

Como conseqüência disso, a temperatura da Terra fica retida e não é liberada ao espaço, permanecendo maior do que seria na ausência desse gases.



(Alunos representando ações de conscientização para o fim do efeito estufa)




O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global. A maior parte deste aquecimento, observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.

(Alunos representando os principais efeitos e causadores do efeito estufa)

(Aécio - representando o perigo da emissão dos raios solares)

Nós, seres humanos, somos os principais responsáveis pelo desencadear do efeito estufa o qual é ocasionado pela emissão de gases poluentes, originários das chaminés das fábricas e indústrias, dos escapamentos de carros e uso desenfreado dos recursos naturais. Portanto, torna-se necessário um redimensionar de nossas práticas de uso e consumo a fim de que se crie um desenvolvimento sustentável, tornando a vida em nosso planeta saudável, para as gerações atual e futuras.





(Alunas representando a Terra doente pelos problemas do efeito estufa)

(Equipe CNSC)

(Equipe CNSC)

Nenhum comentário:

PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL DE ARTES DO CNSC 2015 - FEART

1ª NOITE- SEGUNDA-FEIRA 28/09/2015 Maternal A- Os três porquinhos (Luiza e Priscila) Maternal B- Chapeuzinho vermelho (Iris) 1º a...