sexta-feira, setembro 21, 2007

LER E ESCREVER: Família e Escola - Uma busca pela aprendizagem significativa

Entre os vários problemas que a educação enfrenta queremos destacar a falta de interesse pela leitura, observando-se aqui que esta é uma problemática nacional. Cada dia temos um número menor de leitores críticos na sala de aula e de alunos que realizam o ato da leitura com prazer. Este fato, segundo alguns estudiosos, é decorrente da forma como a leitura é aplicada na sala de aula, de maneira coercitiva, uma vez que o aluno vai ser avaliado pela realização deste ato.
Ao falarmos de leitura referimo-nos não à decifração da escrita unicamente, ou seja, o ato puro e simples de ler, mas também a sua relação com a descoberta de características comuns e diferenças entre os indivíduos, grupos sociais, as várias culturas; o incentivo tanto a fantasia como a consciência da realidade objetiva, proporcionando elementos para uma postura crítica, apontando alternativas.
Neste entendimento, afirma MARTINS, 1984:

Seria preciso, então, considerar a leitura como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando por meio de que linguagem. Assim, o ato de ler se refere tanto a algo escrito quanto a outros tipos de expressão do fazer humano, caracterizando-se também como acontecimento histórico e estabelecendo uma relação igualmente histórica entre o leitor e o que é lido. (MARTINS, 1984, P. 30).

A partir dessa reflexão sobre a Leitura no ambiente da escola e nos mais variados espaços da vivência humana, o Colégio Nossa Senhora da Conceição vem desenvolvendo o projeto Ler e Escrever: Família e Escola - Uma busca pela aprendizagem significativa, sendo que o mesmo vem sendo realizado desde o ano de 2005. No que se refere à duração do projeto esse propõem a ser desenvolvido durante todo o ano letivo com alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Para o desenvolvimento do nosso projeto procuramos desenvolver uma metodologia de trabalho que leve em conta uma análise crítica da realidade escolar, das instituições sociais: família, grupo de amigos, etc. como elementos reveladores e contribuintes para a temática em questão.

Nesse sentido, fazemos uso dos seguintes recursos ou procedimentos metodológicos:

• Uso de textos literários variados (contos, poesias, poemas, jornalísticos, carta, etc.);
• Desenvolvimento de atividades relacionadas ao ato de ler, tais como:
- leitura oral,
- leitura compartilhada,
- leitura em grupo,
- leitura silenciosa;
• Discussão em grupo, rodas e individualizadas,
• Dramatizações, encenações;
• Produções textuais coletivas e individualizadas;
• Utilização de fichas avaliativas;
• Produções literárias;
• Reescrita (releitura) de textos literários.

Como atividades a serem desenvolvidas será escolhido o Leitor do Mês e o Melhor Redator, um por sala de aula, sendo os mesmos expostos em mural da escola;
É realizado o acompanhamento individual dos alunos através de fichas. As mesmas serão desenvolvidas de acordo com as atividades realizadas.
Quando possível são realizadas outras atividades, tais como: Júri simulado, releitura de obras literárias (reescrita, pintura), encenações teatrais, escolha de líder semanal para trazer leitura compartilhada, anjo amigo, etc.de forma significativa e questionadora pelos alunos.

Mês de Agosto

2º Ano




























PERFIL DO LEITOR


NOME COMPLETO: Kaio Eduardo Bezerra
IDADE: 08 anos
FILIAÇÃO: Gicélia Bezerra
UM LIVRO: Os três porquinhos
UM SONHO: Ser Policial
UMA FRASE: “Obrigado Senhor Jesus!”
O QUE MUDARIA NO MUNDO: A violência.






























PERFIL DO REDATOR

NOME COMPLETO: Douglas Jordan Câmara de Lima
IDADE: 07 anos
FILIAÇÃO: Nunila Gomes de Oliveira Neta
José Márcio de Lima

UM LIVRO: O menino Pedro e seu boi voador
UM SONHO: Ser médico
UMA FRASE: “Deus é fiel.”
O QUE MUDARIA NO MUNDO: A fome no país.




MELHOR PRODUÇÃO TEXTUAL

Era uma vez uma menina que mentia muito. Um dia ela mentiu para os pais dela.
Ela gritou: - Socorro!
E os pais foram olhar. Quando eles chegaram onde ela estava descobriram que ela tinha mentido. E eles ficaram furiosos.
No dia seguinte ela gritou por socorro novamente. Os pais dela ouviram ela gritar e lembraram da outra vez e não foram olhar.
Mas, dessa vez era verdade. Ela ficou em cima da árvore chorando, com medo do cachorro.


3º ano



























PERFIL DO LEITOR


NOME COMPLETO: Janeto Erick da Costa Lima
IDADE: 08 anos
FILIAÇÃO: Francisco Neto de lima
Jane-Mery nunes da Costa Lima
UM LIVRO: Pantanal em notícias
UMA FRASE: “Eu amo a minha mãe e o meu pai”
O QUE MUDARIA NO MUNDO: Faria muitas lagoas e piscinas.




























PERFIL DO REDATOR

NOME COMPLETO: Ana Paula de Freitas Góis
IDADE: 08 anos
FILIAÇÃO: Francisco Paulo de Góis Neto
Luzineide Barboza de Freitas
UM LIVRO: Rapunzel
UMA FRASE: “Deus é fiel.”
O QUE MUDARIA NO MUNDO: A violência e os acidentes.



MELHOR PRODUÇÃO TEXTUAL

No dia 22 de agosto é comemorado o dia do Folclore.
O folclore é um conjunto de lendas, crendices, músicas, cantos, remédios caseiros, simpatias, e superstições, comidas, brincadeiras, provérbios, festas e costumes de um povo.
As adivinhações, as danças como o bumba-meu-boi e a quadrilha de São João fazem parte do folclore brasileiro.
Tem muitos personagens famosos das lentas como o Negrinho do Pastoreio, a Mula-sem-cabeça o Curupira a Iara. O mais conhecido é o Saci Pererê que tem uma perna só e usa uma carapuça vermelha e fuma um cachimbo.
O folclore é muito animado. Eu adoro brincar de adivinhações e dizer trava-línguas. É muito legal.



4º ano


























PERFIL DO LEITOR

NOME COMPLETO: Paulo Fábio Alves da Silva
IDADE: 08 anos
FILIAÇÃO: José Vanderli Alves da Silva
Rivani Alves Noronha
SONHO: Ser Juiz de Direito.
FRASE: Mãe é a coisa mais importante.
O QUE MUDARIA NO MUNDO: A poluição e a violência.



























PERFIL DO REDATOR

NOME COMPLETO: Samantha Kallydia Fernades de Caravalho
IDADE: 08 anos
FILIAÇÃO: Sueldo Araújo de Carvalho
Micaela Kariny Gurgel Fernandes
SONHO: Ser veterinária.
UMA FRASE: “Deus é fiel.”
O QUE MUDARIA NO MUNDO: A violência e a poluição.



MELHOR PRODUÇÃO TEXTUAL


A amizade é coisa séria

A amizade é uma das coisas mais importante da nossa vida porque sem ela seria impossível sermos felizes. É importante termos amigos, pois sem eles não teríamos em quem confiar para contar os nossos segredos.
É muito difícil encontrarmos um amigo de verdade porque infelizmente existem muitas pessoas falsas que não conseguem esconder sua falsidade, por isso nos decepcionam.
Nós devemos cultivar amizade, pois devemos ser amigos uns dos outros. Devemos confiar uns nos outros.
Existem muitas pessoas que não sabem cultivar a amizade por isso são muito tristes.


5º ano



























PERFIL DO LEITOR

NOME COMPLETO: Isabelly Carolaine Pinto Noronha
IDADE: 10 anos
FILIAÇÃO: Francisco Célio Noronha da Silva
Micaele Pinto Ferreira Noronha
SONHO: Ser cantora.
UM LIVRO: A história da pedra grande
ESPORTE PREFERIDO: Vôlei
UMA FRASE: “Louvai a Deus”
O QUE MUDARIA NO MUNDO: A poluição e a violência.


























PERFIL DO REDATOR

NOME COMPLETO: Ingryd Kalidja Medeiros de Souza
IDADE: 10 anos
FILIAÇÃO: Francisco Welitton de Souza
Edvanira M. M.
Souza
SONHO: Ser cantora.
UM LIVRO: O sonho de Beto
ESPORTE PREFERIDO: Handebol
UMA FRASE: “Amigo não é aquele que dá uma flor, mas aquele que tira os espinhos.”
O QUE MUDARIA NO MUNDO: A violência nas ruas.


MELHOR PRODUÇÃO TEXTUAL

Para você ser um estudante de caráter precisa se esforçar como tirar boas notas, ser comportado, respeitar o mestre.
Se o estudante vier à escola só para conversar, brincar, desobedecer e passar horas na diretoria... Isso não é bonito. Isso é vergonhoso.
Se sua mãe perguntar o que aprendeu na aula você não vai dizer que passou a aula inteira conversando. Com certeza você vai mentir. E isso, creio que você não aprende na escola.
No colégio aprendemos coisas boas e interessantes, não aprendemos bobagens.
O colégio é muito importante para a vida. Você nem imagina o que é a vida sema a escola. Se esforce e só Deus sabe onde você vai parar.
Estudem!



quarta-feira, setembro 12, 2007

HORÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º BIMESTRE











DESFILE SETE DE SETEMBRO

O SETE DE SETEMBRO

Em 2 de setembro, as novas ordens vindas de Lisboa chegaram ao Rio de Janeiro. D. Pedro estava em São Paulo, com o objetivo de resolver disputas pelo controle da Junta provincial paulista. A princesa D. Leopoldina e o ministério de José Bonifácio, tomando conhecimento das últimas notícias vindas de Portugal, resolveram enviar as ordens das Cortes, juntamente com cartas da princesa, dos ministros e de sir Chamberlain, representante inglês no Rio de Janeiro. O correio alcançou D. Pedro, no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga. Ao receber os decretos e a correspondência, proclamou a Independência, retirando de seu chapéu as fitas com as cores vermelha e azul das Cortes portuguesas. Formalizava-se a separação entre Brasil e Portugal.
Na visão da historiografia romântica do século XIX o dia sete de setembro foi escolhido para marcar o momento de nossa emancipação política, apesar da Independência ter se concretizado, na realidade, em agosto, com os manifestos de Gonçalves Ledo e José Bonifácio, e com o decreto de D. Pedro declarando inimigas as tropas portuguesas que aqui desembarcassem. A concepção da historiografia romântico - oficial pode ser observada no quadro do pintor Pedro Américo, que retrata o sete de setembro sob uma visão heróica. Nele, D. Pedro, no alto da colina do Ipiranga, envergando uniforme de gala e montando em um belo cavalo, acompanhado de seus dragões erguia a espada e gritava solene: "independência ou morte". A cena, que passou para a História como a imagem oficial e marco simbólico da nossa Independência, não reflete o que ocorreu de fato.

Este fato - a separação do Brasil de Portugal - ficou sendo comemorado no dia sete de setembro (Dia da Pátria) através de desfiles e passeatas, por entidades e escolas, perdurando até os dias atuais.





O Colégio Nossa Senhora da Conceição, sediado á rua Ingá, 072, Conjunto Pody dos Encantos na cidade de Apodi-RN, pertencente a Rede particular de Ensino e fundado no ano de 1991, participou do tradicional desfile de Sete de Setembro, juntamente com várias outras escolas, trazendo às ruas de nossa cidade o tema Efeito estufa.

(Banda de Música Antônia de Pádua Leite)

Tratou-se de um desfile temático onde cada escola ou entidade participante pode defender um subtema relacionado com as questões ambientais do nosso planeta.





(Danielle Dangela - Porta bandeira CNSC)


Como cidadãos do mundo sabemos a importância de discutir as questões pertinente ao efeito estufa, pois esse é um processo que ocorre quando uma parcela dos raios infravermelhos refletidos pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.

Como conseqüência disso, a temperatura da Terra fica retida e não é liberada ao espaço, permanecendo maior do que seria na ausência desse gases.



(Alunos representando ações de conscientização para o fim do efeito estufa)




O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global. A maior parte deste aquecimento, observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.

(Alunos representando os principais efeitos e causadores do efeito estufa)

(Aécio - representando o perigo da emissão dos raios solares)

Nós, seres humanos, somos os principais responsáveis pelo desencadear do efeito estufa o qual é ocasionado pela emissão de gases poluentes, originários das chaminés das fábricas e indústrias, dos escapamentos de carros e uso desenfreado dos recursos naturais. Portanto, torna-se necessário um redimensionar de nossas práticas de uso e consumo a fim de que se crie um desenvolvimento sustentável, tornando a vida em nosso planeta saudável, para as gerações atual e futuras.





(Alunas representando a Terra doente pelos problemas do efeito estufa)

(Equipe CNSC)

(Equipe CNSC)

PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL DE ARTES DO CNSC 2015 - FEART

1ª NOITE- SEGUNDA-FEIRA 28/09/2015 Maternal A- Os três porquinhos (Luiza e Priscila) Maternal B- Chapeuzinho vermelho (Iris) 1º a...