quarta-feira, julho 30, 2008

ESPORTE & ARTE CNSC.

Buscando integrar ainda mais a instituição escolar ao dia-a-dia da comunidade em seu entorno, como também objetivando estimular práticas de aprendizagens ligadas à realidade do educando, o Colégio Nossa Senhora da Conceição está implando o Projeto ESPORTE & ARTE CNSC.



Abaixo, a sua descrição.



PERÍODO: SEGUNDO SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2008

PERIODICIDADE: QUINZENAL

NÍVEL DE ENSINO: SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ANO) E ENSINO MÉDIO (1º AO 3º ANO)





JUSTIFICATIVA




O jogo é toda e qualquer competição em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato, em contrapartida ao desporto (esporte no Brasil), em que as regras são universais. Geralmente, os jogos têm poucas regras e estas são simples. Pode envolver um jogador sozinho ou dois ou mais jogando cooperativamente. A maioria dos jogos são disputados como uma forma de lazer, sem que os participantes enfoquem na competição a vitória como ponto essencial.
O filósofo Huizinga, em 1938, escreveu seu livro Homo Ludens, no qual argumenta que o jogo é uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quando o raciocínio (Homo sapiens) e a fabricação de objetos (Homo faber), então a denominação Homo ludens, quer dizer que o elemento lúdico está na base do surgimento e desenvolvimento da civilização.
Huizinga define jogo como: “uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo)

Essa conceituação sobre o jogo ou sobre a atividade esportiva nos permite perceber a sua relevância dentro da historicidade humana. Pois o mesmo não é produto da atualidade, mas fazendo parte da própria identidade como ser humano, tendo o mesmo surgido em nossos primórdios e assumindo uma relevância capital para o seu desenvolvimento e vida em sociedade.

O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas através de recortes do todo. Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostos politico-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem)

A partir desse conceito de aprendizagem, onde a mesma é compreendida como reflexo de um processo de aquisição de novos conhecimentos, habilidades e de (re)construção de comportamento devemos percebe-la como produto de uma ação intencional instrumentalizada por ferramentas e que fazeres orientados por uma prática pedagógico-didática.
O esporte, enquanto atividade prática, permite uma assimilação e apropriação da realidade humana pelo indivíduo sendo o mesmo caracterizado por uma teia de relações reais de interação entre os indivíduos. O ato de jogar aparece como fator de organização entre os indivíduos que compreendem, durante a atividade, necessidades de uma escuta complementar e de ações complementares que condicionam o próprio desenrolar do tema.
A prática esportiva, reflexo da relevância de sua historicidade e do papel que desempenha no cotidiano da aprendizagem dos indivíduos, não pode ser desconsiderada nunca pela escola. Pelo contrário, trata-se de uma prática que deve ser estimulada em todas as idades e em todos os níveis de aprendizagem, pois o mesmo tem muito a contribuir para a maturação social e cognitiva dos indivíduos.
Para garantir o aparecimento do esporte independente, faz-se necessário: • que existam materiais variados, organizados de maneira clara e acessível às crianças, de tal forma que possam deflagrar e facilitar o aparecimento das brincadeiras entre elas. O acesso e a organização dos materiais devem levar em conta a idade das crianças, sendo seu uso coordenado pelo adulto responsável pelo grupo.
• que a sala onde as crianças passam a maior parte de seu tempo tenha uma configuração visual e espacial propícia ao desenvolvimento da imaginação.
• que haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre a brincadeira que vivenciaram, sobre as questões que se colocaram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, as crianças com as quais interagiram;
• que o adulto seja elemento integrante das brincadeiras, ora como observador e organizador, ora como personagem que explicita ou questiona e enriquece o desenrolar da trama, ora como elo entre as crianças e os objetos.
Percebendo esse contexto, sobre a importância do esporte enquanto instrumento da aprendizagem, buscaremos estar estimulando a sua prática no cotidiano de nossa escola, a partir de uma prática pedagógica orientada, para uma busca da melhoria do rendimento escolar em nossa instituição de ensino.






OBJETIVOS






Geral
Estimular práticas de aprendizagens cognitivas e cidadãs através da prática de esportes, o qual deve ser realizado em nosso ambiente escolar.


Específicos









  • Desenvolver competências e habilidades sociais, cognitivas, motoras, sensoriais e comportamentais nos educandos;






  • Promover a responsabilidade social, educativa e cidadã;






  • Aproximar a escola ao dia-a-dia do educando;
    Tornar o esporte um instrumento efetivo da aprendizagem.



REGULAMENTO





I – DOS DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO

1. Terá direito a participar do projeto todo aluno regularmente matriculado nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio (1º ao 3º ano).
1.1. Não poderá participar o aluno que estiver pendente com o setor disciplinar da Instituição de Ensino.

II – DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS E DAS REGRAS DE USO

§ As atividades serão divididas em grupos, de acordo com suas características, e distribuidas em salas ou espaços específicos.

1. Tênis de Mesa
1.1 Fica terminantemente proibido aos usuários sob a pena de punição
1.1.1 Subir ou apoiar-se sobre a mesa;
1.1.2 Jogar a raquete sobre a mesa ou no chão,
1.1.3 Retardar o começo de um novo jogo segurando a bola ou a raquete.
1.2 Os usuários deverão manter distância da mesa se não estiverem jogando.

2. Jogos de Tabuleiro
2.1 Fica terminantemente proibido aos usuários sob a pena de punição
2.1.1 Dar opinião sobre um jogo que não esteja participando;
2.1.2 Colocar as peças na boca;
2.1.3 Perder as peças dos jogos.

3. Cinema
3.1 Fica terminantemente proibido aos usuários sob a pena de punição
3.1.1 Estar com os celulares ligados fora do silencioso
3.1.2 Perturbar o silêncio;
3.1.3 Usar câmera com flash.

4. Para as demais atividades desportivas, tais como: Voleibol, Basquetebol e Futebol, ficam os usuários sujeitos às normas disciplinares e de conduta de cada modalidade em específico.
4.1 Vale lembrar que cabe à instituição de ensino disciplinar a conduta dos usuários de acordo com suas regras próprias, afastando-o das atividades, no caso do descumprimento das regras gerais, cabíveis a cada modalidade.

III – DO AGRUPAMENTO DAS ATIVIDADES EM GRUPOS E DAS DENOMINAÇÕES DOS ESPAÇOS DE ALOCAÇÃO




1. Sala 01 – Tênis de Mesa;









2. Sala 02 – Gamão, Xadrez, Jogo de Damas, Dominó;



3. Sala 03 – Cinema;










4. As demais atividades, tais, como: Voleibol, Basquetebol e Futebol terão espaços próprios para sua alocação de acordo com suas necessidades e perfil.








terça-feira, julho 22, 2008

XV ARRAFARRA - CNSC 2008

Para quem ainda não conhece o ARRAFARRA é a comemoração interna do Arraiá CNSC, ou ainda o arraiá dos funcionários. É o momento em que estes bravos guerreiros aproveitam para contar e cantar os louros da vitória, saboreando o prazer da comemoração e os resultados de seu trabalho para o grandioso evento que foi o Arraiá CNSC.

O lugar propício para a realização desse grandioso evento, que conta com a participação de todos funcionários, como também dos seus familiares, é a Oiticica de Adaelmo, o famoso Centro de Convivência. Para animação geral, este ano, marcou presença um repertório original e eclético que favorecia a todos os gostos e as vezes até desagradava a alguns também.

A festança foi intensa e logo o Centro de Convivência estava repleto por funcionários CNSC que só pensavam em comemorar o tão devotado São João. Vale lembrar que comida e bebida sempre ocupou um papel principal na festança.

Como podemos conferir...


as mesas logo foram ficando cheias de convidados que, juntos, riam, trocavam idéias, saboreavam uma cerveja gelada...



Os copos, aos poucos, iam esvaziando, mas ninguém dispensava tomar aquele gostoso caldinho feito por cozinheiras experientes.


Quem trouxe suas crianças pôde contar com o banho de cascata que fez a alegria da garotada durante todo o dia.


Na realidade, foi um momento de grande confraternização e de integração da família CNSC.


E enquanto uns confraternizavam-se outros preocupavam-se com a manutenção alimentar.
Aliás, tinha comida para todos os gostos, desde feijoada até mingau. Alguém duvida? Pois é, presta atenção nesse rapazinho da mamadeira. Ele resolveu roubar a cena no ARRAFARRA.
Mas, continuemos a nossa história. Afinal, dia de comemoração no Colégio Nossa Senhora da Conceição é dia de comemoração mesmo. Ninguém consegue ficar com a boca fechada, seja comendo, bebendo, ou simplesmente falando.
E aqui ninguém pretende quebrar essa regra. Enquanto uns vão ocupando a boca mesmo sentados...
há quem vá se ocupando mesmo de pé. Afinal, aqui a gente pode comer de qualquer jeito mesmo.
Mas, vocês não acham que essa história começou pelo meio?

Então, vamos consertar tudo.

Primeiro Edivan e Aldiceli fazem as compras de carnes e bebidas. Tudo é acondicionado e aí entra em cena uma figura importante

O Adaelmo, o churrasqueiro preferido do CNSC. Eita que fila, hein Adaelmo? A disputa é sempre intensa por um pedacinho de churrasco.


Depois, vão chegando as pessoas principais da festança, os funcionários, que, de início, vão ficando sozinhos...
...sozinhos...


De repente, alguns têm a maravilhosa idéia de formarem duplas,

trios...
trios...
trios...
ainda trios...


até evoluirem para os quartetos...
mais quartetos...

Depois disso, tudo já virou farra e todo mundo ja esta irmanando mesmo. Dai sobra tempo para tudo. Mas, tempo para tudo mesmo. Quer uma prova disso? Então vejam.


Sobra tempo para o amor...
Para mais amor...
Mais amor....
Ainda de amor


E o resultado de tanto amor já viu: é muito menino. Por falar em menino, estão vendo o Lênin aí mais uma vez? Pois é, eu falei, ele veio pra roubar a cena.
Mais amor é coisa que não acaba fácil por aqui...
continua sempre se reproduzindo
E falou em reprodução isso sempre acaba em mais menino.
E haja amor.


Depois do amor, teve espaço também para a política no ARRAFARRA. Pois é, o nosso professor e futuro prefeito Flaviano Monteiro, o vice prefeito José Maria e o futuro vereador Prof. Pedro Filho - PC do B - aproveitaram para dar uma conferida.


Houve ainda o momento parada para a foto oficial...
Aquela que fica guardada no álbum de recordações CNSC.

Mas, voltando ao Lênin, ele teve tempo para todos.


feito...
limão...
resolveu...
passar...
de mão em mão!



E nao é que ele resolveu entrar noite à dentro.
Pois é, com uma turma tão animada a festa não poderia acabar tão cedo.
Mesmo alguns tendo ido embora, dormir, curtir em outro lugar, parte da turma resistiu e passou do dia para a noite.

Festa no CNSC é assim, a gente sabe quando começa, mas nunca sabe quando vai terminar.

Até a próxima.

XV ARRAIÁ CNSC - 2008

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste . Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.
O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamento para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro. Nos arraiás acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.


São João no CNSC

Fazendo parte das festividades com data marcada no caléndario escolar do Colégio Nossa Senhora da Conceição, o ARRAIÁ do CNSC, em sua XV edição, aconteceu no dia 14 de junho nas dependências da própria escola, caracterizando como um dos maiores eventos juninos de todas as escolas apodienses.
Essa grandiosidade pauta-se em um trabalho realizado com competência e muito empenho que envolve toda a comunidade escolar, passando por equipes administrativa, pedagógica, de apoio, ASGs, pais e alunos o que vem a resultar em uma grande festividade que atrai pessoas da comunidade local e até de cidades circunvizinhas.
No ARRAIÁ CNSC você pôde encontrar comidas típicas, caipirinha, barracas de jogos, apresentações culturais, quadrilhas, desfiles, sorteio de 3 balaios juninos e ainda, para animar a noite inteira, marcou presença o FORRÓ STILO MUSICAL, sob o comando de Vinícius, que não deixou a galera sair do clima junino um só minuto.
É bem verdade que tudo esteve perfeito, mas os grandes responsáveis pelo sucesso da noite foram os nossos alunos que roubaram a cena dando um show de apresentação - orgulho nosso e de muitos pais que babavam vendo as proezas dos filhotes.
Abaixo, alguns flagrantes desses momentos inesquecíveis!



  • Desfile de casais realizado pelo Maternal - Educação Infantil

Não são uma graça essas Rosinhas e Chico Bentos?

(Maternal)

(Maternal)

(Maternal)

(Maternal)

(Maternal)


  • Apresentação realizada pelo Jardim I - Educação Infantil

(Jardim I)

(Jardim I)

  • Apresentação realizada pelo Jardim II - Educação Infantil
( Jardim II)

( Jardim II)

  • Apresentação realizada pelo 1º Ano - Ensino Fundamental
(1º Ano - Ensino Fundamental)
  • Apresentação realizada pelo 2º e 3º Ano - Ensino Fundamental

(2º e 3º Ano - Ensino Fundamental)

(2º e 3º Ano - Ensino Fundamental)


(2º e 3º Ano - Ensino Fundamental)

  • Desfile de Rainha e Princesa Junina CNSC 2008

Esse ano, com candidatas de altíssima categoria ao disputadíssimo desfile de Rainha e Princesa Junina CNSC 2008, os jurados tiveram uma difícil tarefa em realizar suas escolhas. Ao final, o veredícto foi dado.

Confira o resultado final!

(Candidatas a Princesinha na passarela)


(Kelídja Eduarda - 1º lugar Rainha CNSC 2008 - e jurado Antonio Sales)


(Érika Beatriz - 2º lugar Rainha CNSC 2008 e jurado Castelo)

(Layne Monyelle - 1º lugar Princesinha CNSC 2008 - e jurada Ana Lima)


(Bárbara Vitória - 2º lugar Princesinha CNSC 2008 - e jurada Josy Maia)


(Candidatas a Rainha na passarela)

  • Apresentações Ensino Fundamental Anos Finais
(Anos Finais do Ensino Fundamental)

(Anos Finais do Ensino Fundamental)

(Anos Finais do Ensino Fundamental)


(Anos Finais do Ensino Fundamental)

(Anos Finais do Ensino Fundamental)

  • Quadrilha Tradicional - 4º e 5º Ano - Ensino Fundamental

(4º e 5º Ano - Ensino Fundamental)


(4º e 5º Ano - Ensino Fundamental)

  • Apresentação da Quadrilha Estilizada

(Quadrilha Estilizada)


(Quadrilha Estilizada)


(Quadrilha Estilizada)

Para resumir tudo isso em uma expressão que contemple o verdadeiro significado desse grandioso evento faltam palavras. Dessa forma, fica aqui os nossos sinceros agradecimentos a toda comunidade escolar pelo empenho e pela dedicação. Aos que participaram, como convidados, do nosso ARRAIÁ, o nosso muito obrigado e até a próxima.

Eita festança boa! O Arraiá CNSC é danado de bom!

PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL DE ARTES DO CNSC 2015 - FEART

1ª NOITE- SEGUNDA-FEIRA 28/09/2015 Maternal A- Os três porquinhos (Luiza e Priscila) Maternal B- Chapeuzinho vermelho (Iris) 1º a...