terça-feira, julho 10, 2007

REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO






O ato de educar pressupõe antes de tudo, por nós educadores, uma intenção de entrega, de responsabilidade. Um que fazer consciente marcado primeiramente pelo sentimento de amor.


Esses pré-requisitos decorrem da complexidade que envolve o ato de educar. Como educadores sabemos que essa missão, na atualidade, tem assumido uma configuração de dimensões quase extremadas. Educar significa nesse novo contexto dotar de capacidade, o indivíduo, para escolhas conscientes, capacidade de reflexão e decisão nos diversos setores da vida, no mundo do trabalho e desempenho efetivo da cidadania.


Percebendo-se essa realidade aqui vão algumas dicas para nós educadores de como agir significativamente para o desempenho de uma educação real.




Torna-se importante saber fazer perguntas



Fazer perguntas aos alunos na sala de aula é a forma mais comum de interação do professor com sua classe e um dos métodos mais usados para aprofundar o conhecimento sobre um determinado assunto. Por meio das questões o professor pode avaliar como a turma acompanha seu raciocínio e, assim, avançar nos conteúdos.


UM PROFESSOR COM AUTORIDADE...



... exige silêncio para ser ouvido;
... conquista a participação com atividades pertinentes;
... pede tarefas descontextualizadas;
mostra os objetivos dos exercícios sugeridos;
... ameaça e pune;
... escuta e dialoga;
... quer que a classe aprenda do jeito que ele sabe ensinar;
... procura adequar os métodos às necessidades da turma;
... não tem certeza da importância do que está ensinando;
... valoriza o conteúdo de sua disciplina na construção do conhecimento;
... quer apenas passar conteúdos;
... adapta os conteúdos aos objetivos da educação e à realidade do aluno;
... vê o aluno como um a mais
... vê o aluno como um ser humano.
Como enfrentar os “rebeldes”
¨ Esqueça a imagem do aluno “ideal”;
¨ Observe a criança e o grupo com atenção;
¨ Converse com os que atrapalham a aula, ouvindo suas razões;
¨ Não rotule o aluno, em hipótese alguma;
¨ Esclareça as conseqüências para a aprendizagem das atitudes consideradas inadequadas;
¨ Procure criar situações, com histórias ou brincadeiras, que levem a turma a refletir sobre o comportamento de um ou mais colegas, sem expô-los;
¨ Não abra mão do objeto de seu trabalho, que é o conhecimento;
¨ Diferencie as aulas, evitando rotinas;
¨ Lembre-se de que os conteúdos podem ser atitudinais, e não apenas factuais e conceituais.

Ser ético

Um caminho para se tornar ético passa pela reflexão sobre ações de ordem moral e atitudes do dia-a-dia, o que inclui os conflitos entre os estudantes. Busque também Ter coerência e introduza critérios de avaliação justos na sua prática cotidiana. Além disso, procure entender os pressupostos éticos, como a solidariedade e a generosidade. Alguns princípios e valores essenciais para dar base à competência ética estão presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento de referência.

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